default-logo

O Rio Sorocaba é o manancial de abastecimento do município de Cerquilho (fotografia 1).

Fotografia 1. Rio Sorocaba – Manancial de abastecimento de Cerquilho.

O Rio Sorocaba, bem como todos os cursos d’água locais, estão enquadrados na classe 2.

A classe 2 tem características de “águas destinadas ao abastecimento doméstico, após tratamento convencional, à irrigação de hortaliças ou plantas frutíferas e à recreação de contato primário (natação, esqui aquático e mergulho)”.

A evolução da qualidade das águas do Rio Sorocaba ao longo do tempo é avaliada pela interpretação de análises realizadas pela CETESB e publicadas anualmente nos volumes de “Qualidade das Águas Interiores no Estado de São Paulo”.

Dado que são muitos os parâmetros físicos, químicos e bacteriológicos a CETESB, com o intuito de servir de informação básica de qualidade de água para o público em geral e para facilitar o gerenciamento ambiental das 22 Unidades de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, faz uso de alguns índices, tal como, o Índice de Qualidade das Águas (IQA).

O IQA envolve apenas nove variáveis consideradas relevantes para a avaliação da qualidade das águas, tendo como determinante principal a sua utilização para abastecimento público. As variáveis são as seguintes: temperatura da água, pH, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio (5 dias, 20ºC), coliformes termotolerantes, nitrogênio total, fósforo total, resíduo total e turbidez. É calculado pelo produtório ponderado das qualidades de água correspondentes às variáveis que integram o índice.

O Rio Sorocaba tem a qualidade de suas águas avaliada pelo monitoramento de pontos, distribuídos desde o município de Sorocaba até o de Laranjal Paulista, a montante da confluência com o Rio Tietê (figura 1).

Segundo dados publicados no Relatório Qualidade das Águas Interiores no Estado de São Paulo – ano 2008, no trecho a jusante do município de Tatuí até Laranjal Paulista, a qualidade observada no Rio Sorocaba foi BOA.

Figura 1. Mapa esquemático contendo os principais corpos de água, municípios e a localização dos pontos de amostragem da UGRHI Sorocaba/Médio Tietê (Fonte: CETESB).

Copyright 2017 - SAAE Cerquilho - Todos os direitos reservados.