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Se você tem dúvidas e/ou interesse em saber como é apurado o consumo mensal de água de seu imóvel, abaixo seguem algumas informações importantes:

COMO É APURADO O CONSUMO MENSAL DE CADA UNIDADE CONSUMIDORA?

Mensalmente os Leituristas saem a campo e coletam as leituras dos hidrômetros de cada unidade consumidora. O consumo mensal é a diferença entre a  leitura atual e a leitura do mês anterior, conforme ilustração abaixo:

 

COMO FAZEMOS A LEITURA DO HIDRÔMETRO?

Cúpula do Hidrometro

O Saaec fatura a cobrança pelo uso da água em  m³ (metros cúbicos).

Números Pretos: Indicam o volume em metros cúbicos (1 m³ = 1.000 litros) e são utilizados pelos leituristas para apurar o consumo mensal.

Números Vermelhos:  Indicam o volume em litros. Estes números são interessantes, por exemplo, quando o Consumidor quer saber a quantidade de água utilizada na realização de alguma tarefa ou mesmo monitorar um possível vazamento em seu imóvel.

  • 1º dígito vermelho : 100 litros
  • 2º dígito vermelho: 10 litros

Ponteiros vermelhos:

  • Ponteiro de cima: cada volta marca 1 litro.
  • Ponteiro de baixo: cada volta marca 10 litros.

 

O SAAEC atualmente utiliza a impressão de faturas simultânea; assim que os Leituristas coletam as leituras, as faturas já são entregues. Desta forma, o Consumidor poderá conferir imediatamente o consumo e a leitura.

Caso seja observado um consumo fora da sua média de uso, o Consumidor deverá observar se o hidrômetro gira sem ninguém estar utilizando água no imóvel. Caso isso ocorra, é uma evidência de que há vazamento no imóvel. (saiba mais informações sobre como detectar vazamentos)

De posse da leitura do hidrômetro e da identificação (primeiro campo no canto superior esquerdo da conta de água, conforme ilustrado na fatura acima), o Consumidor deverá acionar o SAAEC para informar existência de vazamento interno, ou informar alguma divergência na leitura.

IMPORTANTE:

A hélice preta central e os ponteiros vermelhos só giram com a passagem da água.

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O HIDRÔMETRO:

  • A cúpula é giratória. Deve ficar posicionada de forma a facilitar a leitura;
  • O lacre não poderá ser removido;
  • O número do hidrômetro está impresso em sua conta de água;
  • A seta indica o fluxo da água, portanto a correta instalação do hidrômetro.

NECESSIDADE DA INSTALAÇÃO DA NOVA CAIXA PADRÃO

Imagem Padrão Antigo

Padrão antigo de ligação de água

Imagem Padrão Novo

Novo padrão de ligação de água

O SAAEC conta com uma Nova Caixa Padrão, a qual já possui um kit completo de cavalete e conexões, facilitando o uso e instalação, tanto para o consumidor quanto para o SAAEC. Caso o seu imóvel possua instalação de cavalete de ferro ou o seu hidrômetro está localizado em local onde os leituristas não tem acesso,  sugerimos que faça a mudança para a Nova Caixa Padrão, pois da forma que se encontra este tipo de instalação traz algumas desvantagens para você, dentre as quais:

  • -Cobrança de valores a maior, pois quando não temos acesso ao hidrômetro é cobrado uma média de consumo;
  • -Poderá ocorrer acúmulos de consumo em um determinado mês, por ficar um período sem leituras;
  • -Não terá alerta imediato sobre possíveis vazamento em seu imóvel;
  • -O SAAEC não terá acesso para executar outros serviços de manutenção e, ainda poderá estar sob o risco de atender oportunistas que possam se passar por funcionários do SAAEC e permitir a entrada em seu imóvel.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Informamos que para adaptar a Caixa Padrão, o Consumidor terá o custo apenas da Caixa (R$ 62,14) mais o custo da mão de obra de um pedreiro. Os serviços de mudança do cavalete e troca do hidrômetro não serão cobrados.

Os interessados em adaptar a Caixa Padrão podem fazer contato com o SAAEC pelo telefone (15) 3384-8200, que faremos o envio de um Fiscal até o local, sem custo algum, para orientar o Consumidor ou pedreiro no processo de instalação.

ATENÇÃO:

Caso queira obter mais informações sobre Caixa Padrão, pode acessar: 

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