default-logo

CUIDADOS PARA EVITAR PROBLEMAS NOS
SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Evite isso!
Entupimento de Esgoto

Investimentos em Estações de Tratamento de Esgoto não são válidos se a população não fizer a sua parte. Algumas atitudes podem contribuir para minimizar os lançamentos indevidos na rede e não prejudicar o sistema:

– Não misture água de chuva com o esgoto

As águas de chuva não devem ser direcionadas para as redes de esgoto ou para fossas sépticas, pois provoca um aumento excessivo do volume de água e, consequentemente, podem danificar as tubulações, provocar o retorno do esgoto para as casas, prejudicar o sistema de tratamento de esgotos da cidade.

– Coloque ralos nas pias e tanques

Pias e tanques devem ter sempre um ralo para evitar a passagem de resíduos, pois estes podem entupir a tubulação e comprometer o funcionamento da rede de esgoto.

– Não jogue lixo no vaso sanitário

O vaso sanitário não é um cesto de lixo, então, não jogue objetos, tais como: absorventes, papéis, camisinhas, bitucas de cigarro, plásticos, entre outros. Estes objetos podem entupir o vaso sanitário e comprometer o funcionamento da rede de esgoto.

– Instale uma caixa de gordura e a mantenha limpa

Os resíduos gordurosos podem entupir as tubulações e quando descartados no solo podem transformar-se em criadores de vetores transmissores de doenças. Sendo assim, casas, restaurantes, bares e lanchonetes devem ligar os esgotos da pia da cozinha a uma caixa de gordura e, depois, até a rede interna. A limpeza da caixa de gordura também não pode ser esquecida.

A saúde do planeta em nossas mãos

Se cada um fizer a sua parte teremos uma melhor eficiência nos nossos sistemas de tratamento de esgoto.

Copyright 2017 - SAAE Cerquilho - Todos os direitos reservados.