default-logo

simbol_reusoEmbora a falta de água seja a realidade de muitas cidades, ainda vive-se a ilusão de que a água é um recurso infinito.

O crescimento acelerado das populações e do desenvolvimento industrial tem comprometido e colocado em risco as poucas fontes de água doce do planeta.

O reuso de água não é um tema novo, mas a demanda crescente por água tem feito deste um tema atual e de grande importância.

A água de reuso pode ser a água de chuva, a água do chuveiro ou resultante do enxágüe de roupas, a água tratada produzida dentro das Estações de Tratamento de Esgoto, entre outras, e pode ser utilizada para inúmeros fins, tais como: geração de energia, refrigeração de equipamentos em diversos processos industriais, lavagem de ruas e pátios, irrigação/rega de áreas verdes, desobstrução de rede de esgotos e águas pluviais e lavagem de veículos.

A grande e mais importante vantagem da utilização da água de reuso é a de preservar água potável exclusivamente para atendimento de necessidades que exigem a sua potabilidade, como por exemplo, para o abastecimento humano, garantindo a conservação dos recursos.

“Reuso: o processo de utilização da água por mais de uma vez, tratada ou não, para o mesmo ou outro fim.”

Outra importância refere-se a quantidade e a qualidade dos efluentes, que aumenta significativamente os custos tanto no suprimento como no descarte, visando a preservação do meio ambiente.

Além do ganho ambiental, o reuso proporciona um ganho econômico, pois permite a redução na captação, na quantidade de produtos químicos para seu tratamento e no lançamento de efluentes.

Copyright 2017 - SAAE Cerquilho - Todos os direitos reservados.