default-logo
  • O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cerquilho (SAAEC) é uma entidade autárquica municipal, instituída pela Lei Municipal n° 883, de 26 de novembro de 1979.

    Desde então, é responsável por:

    • Estudar, projetar e executar, diretamente ou mediante contrato com organizações especializadas em engenharia sanitária, as obras relativas à construção, ampliação ou remodelação dos sistemas públicos de abastecimento de água potável e de esgotos sanitários, que não forem objetos de convênio entre a Prefeitura e os órgãos federais ou estaduais específicos;
    • Atuar como órgão coordenador e fiscalizador da execução dos convênios firmados entre o Município e os órgãos federais ou estaduais, para estudos, projetos e obras de construção, ampliação ou remodelação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotos sanitários;
    • Operar, manter, conservar e explorar, diretamente, os serviços de água potável e de esgotos sanitários;
    • Lançar, fiscalizar e arrecadar as taxas de execução dos serviços de água e esgotos que incidirem sobre os terrenos beneficiados com tais serviços e as tarifas dos serviços de água e esgoto;
    • Exercer quaisquer outras atividades relacionadas com os sistemas públicos de água e esgoto, compatíveis com leis gerais e especiais.

  • A luta de Cerquilho pela água é quase tão antiga quanto a história da cidade. O outrora “Cercado para descanso de animais conduzidos pelos tropeiros com destino à Sorocaba”, conhecido como “Cerquinho” pelos espanhóis e depois Cerquilho. Os habitantes deste povoado que foi elevado à Vila em 1914, com o nome de Freguesia de São José de Cerquilho, para obter água, ou faziam um poço no fundo do quintal ou iam buscá-la num córrego próximo. Os esgotos domésticos eram lançados em fossas feitas também no próprio quintal.

    Com a emancipação política de Cerquilho em 1949, o núcleo urbano, formado inicialmente em torno da estação ferroviária, ganha seu primeiro sistema de abastecimento de água após a posse do primeiro prefeito de Cerquilho em 03 de abril deste mesmo ano. No início, a água era captada de vertentes drenadas próximo ao Sítio Módena. Outrora, e até a emancipação de Cerquilho, essa água abastecia a cidade de Tietê.

    Em 1953, a cidade com pouco mais de 1.000 habitantes, já contando com 187 ligações de água, com o aumento do consumo de água e a desativação dos poços das moradias por questões sanitárias, o serviço de extensão de rede de água necessitou ser ampliado. A Prefeitura começou a perfurar e captar água de poços artesianos.

    Após a criação do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cerquilho, em 1980, a cidade contava com 12.000 habitantes, possuía basicamente 50.000 metros de redes de água, 18.000 metros de redes coletora de esgoto, 2.200 ligações de água e 1.300 ligações de esgoto.

    Em 1985, com a demanda crescente de água e o prolongamento das estiagens, foi feita a captação de água do Ribeirão Cerquilho Velho. Mais ainda era insuficiente. O município decidiu enfrentar o grande desafio: dotar Cerquilho de um sistema perene de abastecimento. Antes, porém, precisava estudar todas as alternativas viáveis. Após exaustivos estudos sobre o potencial e capacidade de vazão de todos os mananciais existentes no município, chegou-se à conclusão de que a única alternativa realmente viável era o Rio Sorocaba.

    Em 1988 conclui-se a obra do sistema de captação e tratamento de água do Rio Sorocaba com capacidade de 7 milhões de litros por dia.

    Em Junho de 2008 Cerquilho conta com aproximadamente 35.000 habitantes, 170.000 metros de redes de água e 175.000 metros de rede de esgotos, 12.300 ligações de água e 11.750 ligações de esgoto.

    O SAAE possui um novo sistema de tratamento de água, que chega a tratar até 12,5 milhões de litros diariamente. E com a reforma da antiga estação de tratamento de água, elevará a capacidade de tratamento para até 25 milhões de litros por dia.

    O SAAE executa em média 30 novas ligações de água por mês, requerendo em média 600.000 litros de água a mais a cada mês do sistema de abastecimento de água. E vem investindo em um sistema de tratamento mais sofisticado, desde as obras e equipamentos, aplicação de produtos químicos especiais e uma equipe de tratamento especializada.

    Tudo isso eleva o custo do metro cúbico de água tratada. Por outro lado, Cerquiho conta com três sistemas de tratamento de esgoto, uma localizada no bairro Cecap, outra no Taquaral e a terceira no bairro Aliança, Nova Cerquilho.

    Estão projetadas duas novas estações de tratamento de esgoto, uma em implantação no bairro Capuava, junto à divisa do município de Tietê, orçada em 7 milhões de reais e outra no bairro Aliança, próximo ao Rio Sorocaba, orçada em 2 milhões de reais. Hoje o custo da captação, tratamento, distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto está em média 2 reais o metro cúbico. Porém a cobrança é progressiva em função do consumo e diferenciada em categorias: residencial, comercial e industrial.

    A água pouca ou abundante, tem seu valor em si mesma e é absolutamente necessária para a nossa vida na terra.

    Valdir/ SAAEC/JUL/2008



    • Utilização eficiente e eficaz dos seus recursos;
    • Respeito e satisfação dos clientes consumidores;
    • Busca permanente do desenvolvimento tecnológico;
    • Postura ética;
    • Responsabilidade social;
    • Responsabilidade com o meio ambiente;
    • Transparência nas informações, decisões e ações;
    • Qualidade nos produtos e serviços;
    • Comprometimento com os resultados;
    • Respeito e valorização dos profissionais.
  • Captação
    Descrição: Captação de água bruta com capacidade de 150 L/s.
    Localização: Instalada à margem do Rio Sorocaba. 
    Início de Operação: 1988
    ETA
    Descrição: Capacidade de 150 l/s, tipo convencional, com laboratórios de controle da qualidade da água e efluentes.
    Localização: Rodovia Antonio Romano Schincariol – SP 127, km 091+500 sentido Sul. 
    Início de Operação: 2005
    Escritório
    Descrição: Abriga todo setor administrativo do SAAEC, a engenharia, setor de atendimento ao público, o almoxarifado e a garagem.
    Localização:Rua Augusto Dorighello, 320 - Jardim Esplanada
    Inauguração: 16/08/1996
    E.T.E. Aliança
    Descrição: Tratamento de esgoto com sistema de lagoa anaeróbia seguida de lagoas facultativas.
    Localização: Final da Rua São José – Bairro Aliança 
    Início de Operação: 1986
    E.T.E. Taquaral
    Descrição: Tratamento de esgoto com sistema de lagoa anaeróbia seguida de filtro biológico.
    Localização: Estrada do Taquaral – Bairro Taquaral 
    Início de Operação: 1999
    E.T.E. Capuava
    Descrição: Tratamento de esgoto com sistema de lodos ativados com aeração prolongada.
    Localização: Estrada Municipal - Fazenda Adolfina - Bairro Capuava.
    Início de Operação: 2011
    E.T.E. Rio Sorocaba
    Descrição: Sistema de Tratamento de Esgoto com lagoa anaeróbia seguida de lagoas facultativas.
    Localização: Estrada Municipal S.Francisco B. Represa
    Início de Operação: 2011
Copyright 2017 - SAAE Cerquilho - Todos os direitos reservados.