default-logo
  • D
    esde 2011, Cerquilho possui seu Plano Topográfico Local, composto por 55 vértices distribuídos pelo território do município. Cada vértice possui uma monografia que contém as coordenadas do ponto no PTL.
    Desde então, todos os empreendimentos imobiliários aprovados ou em aprovação no município devem apresentar o levantamento topográfico da área a ser loteada nas coordenadas do Plano Topográfico Local, devendo, para tanto, cadastrar na planta do empreendimento os dois vértices mais próximos do empreendimento, conforme disposição do Caderno de Normas do SAAEC.

    Todo o sistema de abastecimento e distribuição de água, cotas de reservatórios, bem como o sistema de esgotamento sanitário do município, estão cadastrados no Plano Topográfico Local. Assim, a elaboração do levantamento topográfico dos empreendimentos no PTL permite que o SAAEC insira o loteamento na planta do município, podendo assim estudar o comportamento das redes de água e esgoto e avaliar a necessidade de implantação de boosters, válvulas redutoras de pressão ou estações elevatórias de esgoto para atendimento dos futuros empreendimentos.

    Acessar o Plano topográfico local de Cerquilho

  • O
    s mapeamentos são de fundamental importância para o planejamento municipal. As ações nas áreas de saneamento, urbanismo, divisão de terras e estradas, por exemplo, geralmente são precedidos de levantamento topográfico. O sistema adotado no levantamento, entretanto, deve ser compatível com a amplitude e objetivo do trabalho a ser desenvolvido.

    O sistema de projeção cartográfica mais utilizado pelos profissionais de topografia é o UTM (Universal Transversa de Mercator). Esse sistema, contudo, conduz a distorções incompatíveis com a exatidão requerida em muitos trabalhos de engenharia. A projeção UTM apresenta algumas limitações para a representação do globo terrestre, pois mantém precisão dos ângulos, mas possui imprecisões nas medições de áreas e distâncias, devido à curvatura da terra, que não é considerada nesse sistema. O UTM é um sistema eficaz para mapeamentos em pequenas e médias escalas. No entanto, recomenda-se cautela com locações e levantamentos em escalas maiores.

    Para que sejam obtidos dados com maior exatidão, é utilizado o Sistema de Coordenadas Terrestres Local, tradicionalmente definido como Plano Topográfico Local (PTL). Segundo a NBR 13.133 o plano de projeção, para o plano topográfico local, tem sua dimensão máxima limitada a 80 km a partir da origem de maneira que o erro relativo decorrente da desconsideração da curvatura terrestre não ultrapasse 1/35.000 nesta dimensão e 1/15.000 nas imediações da extremidade desta dimensão. A extensão do plano topográfico se dá conforme o erro que se considere tolerável ao desconsiderarmos a curvatura terrestre.

    O PTL representa uma alternativa ao sistema UTM ou outro sistema porventura adotado, facilitando os cálculos e simplificações nas aplicações topográficas. O uso da projeção UTM em locação, por exemplo, requer a transformação da distância plana na sua equivalente na superfície topográfica, através da aplicação do coeficiente de deformação linear e do fator de ampliação devido à altitude da superfície topográfica onde se desenvolverá o trabalho ou se analisará as informações. Outro exemplo a ser dado são as determinações de áreas, que são mais próximas à realidade da superfície topográfica quando representadas no PTL.

Copyright 2017 - SAAE Cerquilho - Todos os direitos reservados.