default-logo

Sistema de Abastecimento de Água

O sistema de abastecimento de água de Cerquilho é composto basicamente por:

  • Captação de água bruta no Rio Sorocaba;
  • Estação elevatória e adutora de água bruta;
  • Estação de tratamento de água;
  • Reservatórios de compensação;
  • Estações elevatórias e adutoras de água tratada;
  • Reservatórios de distribuição;
  • Rede de distribuição.

1. Captação de Água Bruta no Rio Sorocaba

A captação de água para abastecimento do município de Cerquilho é feita diretamente no Rio Sorocaba, na sua margem direita, imediatamente a jusante da barragem pertencente à empresa AES Tietê (fotografia 1).

Fotografia 1. Vista do ponto de captação de água bruta no Rio Sorocaba.

As instalações são compostas por um muro de proteção em gabiões, que forma um canal no qual a água entra em sentido contrário à do fluxo do rio, até atingir o poço de sucção da estação elevatória.

2. Estação Elevatória e Adutora de Água Bruta

A estação elevatória de água bruta (fotografia 2) é composta basicamente por dois conjuntos motobomba, sendo um em operação e um em reserva e rodízio. A adutora de água bruta é composta por uma tubulação de ferro fundido e junta elástica, além de chaminé de equilíbrio, ventosas e descargas e válvulas anti-golpe de aríete.

Fotografia 2. Estação elevatória de água bruta e adutora ao fundo.


3. Estação de Tratamento de Água

A Estação de Tratamento de Água, denominada ETA Módulo II, com capacidade de produção de projeto de 150 L/s, é composta de medição de vazão e mistura rápida, floculação mecânica, decantação de alta taxa, filtros rápidos de fluxo descendente, câmara de contato de cloro, casa de química e laboratório de análises de água (fotografia 3).

Fotografia 3. Estação de Tratamento de Água.

4. Reservatórios de Compensação

Na saída da ETA existem dois reservatórios de água tratada, que servem de compensação entre a vazão produzida e a vazão aduzida.

Um reservatório retangular construído em 1980 e reformado em 2004 que apresenta um volume de 700 m³ e um reservatório circular construído em 1998 e que apresenta um volume de 1.000 m³ (fotografia 4).

Fotografia 4. Reservatórios de compensação.

5. Estação Elevatória e Adutora de Água Tratada

  • Estação Elevatória e Adutora de Água Tratada ETA – Sede

A estação é composta de duas elevatórias de água tratada, que recalca do reservatório de saída da ETA para o reservatório da Sede (câmara inferior), localizado na parte central da cidade. Cada elevatória é composta por 2 conjuntos motobomba, sendo um em operação e um em reserva e rodízio. A adutora de água tratada entre a estação elevatória junto à ETA e o reservatório da Sede é composta de duas tubulações em paralelo e cada uma  apresenta uma extensão de 1.646 m.

  • Estação Elevatória e Adutora de Água Tratada ETA – Reservatório Oeste

A estação elevatória de água tratada da ETA para o reservatório da Zona Oeste, está abrigada em edifício contíguo ao reservatório circular da ETA. Esta estação elevatória é composta por dois conjuntos motobomba, um em operação e um em reserva e rodízio. A adutora de água tratada desde a estação elevatória próxima à ETA até o reservatório da Zona Oeste, tem uma parte de sua extensão em ferro fundido dúctil e uma parte em PVC e apresenta uma extensão de 1.160m.

  • Estação Elevatória dos Reservatórios da Sede – Câmara Intermediária

A estação elevatória da câmara intermediária dos reservatórios da Sede tem a função de recalcar a água a partir da câmara inferior.

  • Estação Elevatória dos Reservatórios da Sede – Câmara Superior

A estação elevatória da câmara superior dos reservatórios da Sede tem a função de recalcar a água a partir da câmara inferior.

  • Estação Elevatória do Reservatório Antigo – Torre

A estação elevatória do reservatório antigo tem a função de recalcar a água para a Torre.

6. Reservatórios de Distribuição da Cidade

  • Centro de Reservação da Sede

O município de Cerquilho possui um centro de reservação situado junto à Sede do SAAEC, em um dos pontos mais elevados da zona urbana. Este centro atende quase a totalidade da rede de distribuição (fotografia 5).

Fotografia 5. Centro de reservação da Sede.

O centro de reservação da Sede, que atualmente serve a quase toda a zona urbana de Cerquilho, é composto por um reservatório de três câmaras sobrepostas (volume 2.000 m³), além de um antigo reservatório apoiado (volume 350 m³) e de uma antiga torre (volume 200 m³).

  • Centro de Reservação da Zona Oeste

O centro de reservação da Zona Oeste constitui-se num setor isolado e é composto basicamente por um reservatório apoiado, circular, de aço carbono com câmara única, com um volume útil de 1.000 m³ (fotografia 6).

Fotografia 6. Centro de reservação da Zona Oeste.

Este centro de reservação abastece o setor oeste da cidade, o que corresponde a quase toda a área urbana situada a oeste da rodovia SP-127.

  • Centro de Reservação do Bairro Recanto da Colina

A reservação do Bairro Recanto da Colina é composto por um reservatório do tipo elevado, circular e com um volume de 40 m³ (fotografia 7).

Fotografia 7. Centro de reservação do Bairro Recanto da Colina.

A região atendida pelo reservatório se restringe ao mencionado bairro, composto por residências e pequenas chácaras, ou seja, área com baixa densidade demográfica.

  • Centro de Reservação da Zona Sul

O centro de reservação da Zona Sul é composto basicamente por um reservatório de compensação apoiado, circular, de aço carbono câmara única e com um volume de 150 m³ e um reservatório elevado, também circular, de aço carbono e câmara única e com um volume de 50 m³ (fotografia 8).

Fotografia 8. Centro de reservação da Zona Sul.

Este centro de reservação abastece a Zona Sul do município.

7. Rede de Distribuição

Rede de distribuição de água é a parte do sistema de abastecimento formada de tubulações e órgãos acessórios, destinados a dispor água potável aos consumidores, de forma contínua, em quantidade, qualidade e pressões adequadas.

A extensão total da malha de rede de distribuição do município de Cerquilho é de, aproximadamente, 200 km com predominância de tubo de PVC em mais de 90% da malha.

Copyright 2017 - SAAE Cerquilho - Todos os direitos reservados.