Nota sobre a qualidade da água
O SAAEC vem através desta Nota esclarecer a população de Cerquilho sobre a situação atual do abastecimento da cidade e também sobre a qualidade da água.
O nível do Rio Sorocaba está bem baixo e há muita matéria orgânica presente na água. Estamos há 56 dias sem chuvas significativas, desde a nascente do Rio Sorocaba até a Captação do SAAEC e durante o processo de tratamento da água é preciso oxidar tudo isso com cloro.
Atualmente, temos uma máquina que produz 150 quilos de cloro por dia e está sendo insuficiente pelo excesso de matéria orgânica presente na água bruta do Rio Sorocaba aliado ao alto consumo da Cidade de Cerquilho, necessitando adicionarmos mais cloro do que normalmente se costuma utilizar no processo de tratamento da água, e acreditamos que pare e acabe com o efeito da cor amarela nos próximos dias.
Estamos analisando todas as águas e o único parâmetro que está acima do normal é a cor. Mesmo assim está abaixo do valor máximo permitido pelo Ministério da Saúde que é de 15 mg/L PtCo. É importante ressaltar que mesmo com alterações na cor, a água continua própria para o consumo e atende os padrões de potabilidade.
Todos estes fatores se devem a seca elevada que causa essas alterações repentinas na vida aquática e física do sistema hídrico.