SAAEC Implanta Sistema de Informação Geográfica (GIS)
Com o objetivo de reduzir perdas de água tratada, modernizar os arquivos de mapeamento de redes de nosso município, agilizar informações quanto a localização de ligações e registros, mapeamento de trechos de vazamentos e outros dados que podem ser obtidos através do Geoprocessamento, o SAAEC implantou no mês de Novembro/2020 o sistema GIS (sigla para Sistema Geográfico de Informações)
Um dos desafios atuais das empresas de Saneamento é a redução das perdas físicas de água e o GIS auxilia neste processo, uma vez que todo o Sistema de Abastecimento é espacializado no mapa possibilitando saber em qual bairro existe a maior perda e qual a sua quantidade, qual bairro tem maior consumo, qual bairro tem maior índice de inadimplência e outros dados que poderão auxiliar os gestores nos investimentos em regiões específicas da cidade.
Outro benefício desta ferramenta é a gestão cadastral dos ativos de água e esgoto (redes). O cadastro de novas redes geralmente ficava armazenado em arquivos digitais no departamento de Engenharia. Com o GIS, esta informação será totalmente integrada com o setor operacional, permitindo que em uma obra de extensão de rede de água ou esgoto, seja replicada imediatamente no sistema, garantindo a integridade das informações do campo com a base geográfica. Isto será disponibilizado imediatamente para todos os setores, de forma fácil e ágil.
Esse sistema também é integrado com o setor de Atendimento ao Consumidor, disponibilizando informações sobre a disponibilidade de redes de água e esgoto em determinada localidade, facilitando o processo de pedidos de ligação nova de forma rápida e assertiva.
Para os casos de vazamento na rede, o sistema também permite de forma rápida, a visualização em mapa dos registros e válvulas que interrompem o fornecimento de água de determinado trecho de rede, facilitando as equipes operacionais no reparo daquele trecho comprometido com o vazamento.
Durante aproximadamente 03 semanas os servidores do SAAEC receberam treinamento específico, de como operar o sistema e tirar dúvidas sobre o funcionamento desta nova tecnologia. Foram feitas diversas simulações de operações do cotidiano para fixar o uso dos recursos disponíveis, além de troca de ideias e experiências sobre a situação atual do sistema de abastecimento público do SAAEC.
A melhoria contínua é a nossa meta.