default-logo

SAAEC disponibiliza ferramenta de monitoramento do abastecimento em tempo real

Publicado em: 06 de maio/2021
Comments : Off

SAAEC – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cerquilho através do Departamento de Tecnologia da Informação acaba de disponibilizar uma ferramenta que possibilita qualquer cidadão acompanhar, em tempo real, os níveis dos reservatórios da cidade de Cerquilho-SP. O objetivo principal da ferramenta é levar informações aos consumidores sobre a atual situação do abastecimento público da cidade, bem como permitir ao Departamento de Engenharia verificar o comportamento de determinados elementos das redes de abastecimento de água da cidade.

Reservatório Di napoli

Fig. 1 – Visão geral dos reservatórios no sistema de telemetria na internet

 

Através de uma interface simples e totalmente responsiva (acessível através de dispositivos móveis) é possível visualizar informações como: imagem do reservatório, local de instalação, volume armazenado (m³) e o percentual de reservação atual com base na capacidade de cada reservatório, conforme ilustrado na figura acima. As informações são atualizadas em um intervalo de 30 minutos.

Na área administrativa da ferramenta, é possível visualizar gráficos gerenciais de todas as instrumentações vinculadas ao sistema de Telemetria da Autarquia.

Gráfico VRP

Fig. 2 – Dados de Pressão de uma VRP em determinado período do dia

 

Através do gráfico acima, por exemplo, é possível obter diversas informações sobre o comportamento de uma Válvula Redutora de Pressão (VRP), se ela está atuando de forma correta (pressão antes e depois da VRP), quais os horários de pico de pressão, trazendo como resultado a constatação de possíveis vazamentos naquela região.

Já na imagem abaixo, é possível monitorar o comportamento de um reservatório através da chamada “vazão mínima noturna”.  Qualquer comportamento anormal para o período da madrugada pode indicar também a presença de extravasamento na rede, permitindo as equipes do SAAEC agirem prontamente, de forma a diminuir as perdas de água.

Gráfico Nível

Fig. 3 – Dados de Nível do Reservatório R1-Sede no período da madrugada

 

A telemetria é um sistema formado por um conjunto de computadores, softwares, sensores de nível, comunicação wireless, alarmes e medidores de vazão, que interligados, operam e controlam automaticamente a distribuição de água na cidade. Os dados das estações de telemetria são transmitidos automaticamente via radio (wireless) para a Central de Controle Operacional (CCO), que está localizada na Estação de Tratamento de Água do SAAEC. O monitoramento é realizado por uma equipe de funcionários altamente qualificados, atuando em turnos de revezamento, proporcionando controle 24 horas por dia para o melhor atendimento a população.

Telemetria

Fig. 4 – Sistema de Telemetria utilizado pelo SAAE Cerquilho

 

A ideia de conectar cidadãos e entes públicos faz parte de uma iniciativa de tornar as cidades mais inteligentes

As cidades tem se tornado mais inteligentes na medida em que o cidadão interage com ela através de políticas públicas participativas e isso faz com que todos ganhem: cidadão, município, estado.  Desta forma, a tecnologia deve ser utilizada como meio de prover soluções capazes de facilitar o dia a dia das pessoas, permitindo o acesso aos serviços públicos de forma eficiente.

Figura Smart City

Fig. 5 – Representação de uma cidade inteligente (vectorstock.com)

 

O desejo de uma cidade melhor passa pelos anseios da população junto com o Planejamento Urbano Participativo, permitindo que o cidadão sinta-se envolvido nas soluções dos problemas locais, passando de mero figurante à participante ativo deste núcleo de socialização urbana denominado cidade.

Link para acesso ao sistema de monitoramento online: https://telemetria.saaec.com.br

© 2021 - Desenvolvido pelo Depto. de Informática do SAAE de Cerquilho.