Sustentabilidade
O conceito de sustentabilidade surgiu através de um relatório chamado Brundtland, no ano de 1987. Desde então, tal denominação refere-se ao desenvolvimento que atende às necessidades de uma geração presente, sem comprometer as gerações futuras, através da harmonia entre os homens e a natureza.
Para ser sustentável é preciso, antes de tudo, reconhecer que os recursos naturais são finitos. A partir daí, é necessário respeitar as leis e colocar em prática ações cotidianas que promovam um consumo consciente.
O reaproveitamento do lixo é um dos maiores exemplos. Cada brasileiro produz, em média, entre 600 a 900 gramas por dia. Nas grandes cidades esse volume é bem maior, chegando, por exemplo, a 1200 gramas (aproximadamente) de lixo diariamente, o que totaliza, somente na cidade de São Paulo, cerca de 12 mil toneladas por dia.
Para resolver esse problema, a reciclagem é a melhor saída, já que aproximadamente 35% do lixo coletado podem ser reutilizado, enquanto os outros 35% podem virar adubo.
Tal medida reduz a poluição e o efeito estufa, gera novos produtos e empregos, melhora a qualidade de vida e a saúde da população.
Para seguir essa tendência, basta cumprir o que determinam os chamados 3 R´s:
- Reduzir o desperdício;
- Reutilizar sempre que for possível antes de jogar fora;
- Reciclar
Cada um fazendo a sua parte, com certeza teremos um planeta limpo e viveremos em harmonia com a natureza, que tudo nos fornece.
Faça sua parte: recicle esta idéia!